sábado, 27 de setembro de 2008

Ticiano, Ovidio e e os códigos da figuração erótica nos séculos XVI e XVII

Aluno: Dimitri Vasconcelos




Nesse texto Carlo Ginsburg inicialmente comenta sobre como a Igreja visando ter o controle total da vida sexual dos fiéis bane qualquer traço de erotismo nas imagens que utilizava para o ensinamento da Bíblia. Essa restrição das imagens acaba criando uma dicotomia , inclusive de público, entre imagens sacras e eróticas.O erotismo ficou restrito a imagens que eram fruídas de forma privada somente por nobres.

O autor esclarece imagem erótica como uma imagem que pretende, mesmo que não exclusivamente, excitar sexualmente o seu espectador, criando uma identificação do espectador( que era exclusivamente homens) com as ações dos personagens representados.

O autor analisa algumas pinturas de Ticiano ao mesmo tempo em que comenta algumas considerações de estudiosos a respeito das possíveis obras que inspiraram as produções desse pintor. As imagens produzidas por Ticiano que foram, em sua grande maioria, inspiradas por textos do poeta Ovídio, são repletas de si

gnificações mitológicas, embora essas significações não fossem reconhecidas pelos apreciadores da época, que viam principalmente o apelo erótico da imagem.



Outras imagens eróticas da era da arte




Vénus sortant du bain, dite aussi, La Baigneuse, 1767


Christophe-Gabriel Allegrain Escultor Francês (1710-1795)
















Venus von Urbino, 1538

Ticiano















Three Bathers, 1913


Ernst Ludwig Kirchner
Pintor e Escultor Alemão, (1880-1938)

Nenhum comentário: