segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Contraponto crítico entre os textos da Folha de São Paulo e o de Carlo Ginzburg - Ticiano, Ovídio e Os Códigos da Figuração Erótica no séc. XVI.

ALUNO: Raphael Silva Rios Nascimento


Vivemos em uma sociedade que poderia ser considerada utópica há apenas algumas décadas atrás. Diversos tabus acabaram sendo quebrados, tradições desfeitas e mulheres e negros, por exemplo, antes tão discriminados e deixados à parte, passaram a ter um papel muito mais atuante em toda a sociedade, tanto culturalmente, politicamente como economicamente.
Porém, algo tão natural como o sexo, ainda sofre de um terrível preconceito, que data já desde o século XVI, época em que o erotismo começava a se expandir através das obras de Ticiano, Rafael Sanzio e de muitos outros, e começaram a incomodar principalmente a Igreja, a instituição que dominava o pensamento de toda a sociedade.
Hoje, a situação, infelizmente não difere muito da de séculos atrás, como bem mostra a situação do poeta e professor de literatura Oswaldo Martins Teixeira, demitido no dia 11 de setembro da Escola Parque no Rio de Janeiro. Todo esse problema aconteceu devido ao fato de alguns de seus alunos terem encontrado poesias eróticas de autoria do professor em seu blog na internet.
Os pais dos alunos que acabaram descobrindo sobre os textos, acabaram pressionando a escola para que cuidasse do assunto, resultando na posterior demissão do professor. Casos como esse se repetem em vários outros lugares mas esse soa ainda mais absurdo por se tratar um colégio que tinha a fama de ser um dos mais liberais do estado do Rio de Janeiro. Se antes a igreja era a grande reguladora da vida das pessoas, hoje é o dinheiro na mão que decide os rumos que a sociedade, por mais obscuros que eles possam vir a se tornar.


Nenhum comentário: